Aula Introdução a Culinária Saudável

Quase sempre, o futuro da qualidade de vida depende, de onde, com quem, porque, e de que forma, se preparados ou não, ou após uma emergência médica, começamos essa caminhada altamente realizadora.

Na culinária saudável, são fundamentais nesta sequência, o prazer, a economia, a praticidade e a Nutrição.

Para  obter o prazer, será necessário aprender a combinar os ingredientes das receitas e das refeições, a fim de que os alimentos ingeridos não fermentem em função de incompatibilidades químicas, causando azias, gases, enxaqueca, fezes fétidas e complicações digestórias mais graves.

Ou seja, combinar os ingredientes, será um cuidado para que a sensação saborosa da boca não seja estragada logo em seguida, e os nutrientes dessa refeição não sejam perdidos, nem a repetição desse processo ocasione doenças, ou ainda se elas já estiverem instaladas sejam curadas pela remoção das suas causas.

Mas o prazer também é valorizado nesta introdução da culinária saudável para mudar a noção equivocada muito popular, de que tudo que é saudável é desagradável ao paladar, ruim, lembrando o sofrimento de consumir o que lhe disseram que faz bem apenas num período determinado, desesperado para voltar a comer e beber tudo que precisa da advertência para moderar a quantidade, porque não possui a limitação produzida pela saciedade que é biológica ao tornar os alimentos insonsos, desagradáveis ao paladar na hora de parar, quando fazemos as coisas certas, do jeito certo.

Vamos surpreender você com sensações intensas de bem estar, desde o primeiro olhar para o alimento com os seus contrastes de cores, o design na apresentação, o aroma que às vezes não consegue saber de que delícia se trata, e o sabor que muitas vezes o levará a comentar que não sabe muito bem o que é, entretanto, o mais importante é que está gostoso.

Pegaremos você pelo paladar, com a sensação maravilhosa de desejar repetir sempre o prazer totalmente isento de culpa, ninguém jamais advertindo, sem quaisquer contra indicações.

A economia na culinária saudável é obtida pela utilização de toda a variedade brasileira de alimentos, que é a maior do mundo, mas estranhamente a maioria das pessoas consome apenas café e pão com manteiga, alface com tomate, arroz com feijão, batata frita e bife, ou frango, ou peixe.

Vamos incrementar bastante essa quantidade utilizada, porque se a natureza produz mais, é porque também precisamos da variedade dos seus nutrientes para obter a melhor imunidade contra as doenças, e economizar quando o preço aumentar devido a entre safra, ou fatores climáticos, sabendo substituir o alimento mais caro pelo que estiver com o custo mais acessível e possuir nutrientes equivalentes.

Na culinária saudável a praticidade é importante não apenas porque as mulheres agora estudam e trabalham dispondo de bem pouco para processos culinários, mas também porque quanto menos você modificar os alimentos mais saudáveis eles serão, pela preservação dos seus nutrientes porque não refogou, não fritou, não cozinhou, não assou, não temperou com produtos industrializados, ou se uma destas ações foi praticada, cuidou para ser bem rápida e pouco intensa.

Finalizando o último quesito com a Nutrição, você pode estranhar de num site da Sociedade Brasileira de Nutrição & Qualidade de Vida, o tenhamos deixado para o final.

Agimos assim para encantar primeiro com a lógica e a sensatez dos argumentos teóricos, demonstrando que dominamos profundamente este processo porque passamos por ele 35 anos atrás em condições críticas de saúde como ocorre frequentemente, mas sem os apoios profissionais atuais que não existiam, e sem a disponibilidade de granola, oleaginosas, cereais integrais, e tantos outros alimentos sadios agora ofertados em supermercados, farmácias, e até em bancas de jornal, e lojas de produtos naturais que não haviam.

Aprenderá também a balancear os grupos alimentares de acordo o horário da refeição a fim de controlar ou reduzir o peso, a utilizar proteínas detentoras de energia vital e vida biológica que oferecem mais capacidade funcional nos órgãos e sistemas, gorduras preferencialmente não industrializadas nem saturadas que evitam obstruções nos vasos sanguíneos e hipertensão, frutas cujas fibras hidrossolúveis desobstruem artérias e curam a pressão alta consumidas como os principais alimentos de todo o cardápio e eliminam totalmente a fissura pelas guloseimas.

Dai, acontecerá algo espetacular: Tudo que agride, intoxica e adoece continuará onde sempre esteve, com os apelos desonestos e intensos de sempre, mas daqui pra frente eles não pegarão mais você, porque aprendeu  a trocar a quantidade pela qualidade, o mal pelo bem, a acender a luz em vez de reclamar da escuridão, ser protagonista em vez de espectador, pró ativo em vez de vítima de circunstâncias que a maioria supõe não poder controlar.

E o melhor: Basta saber, e querer!